Nvidia Shield: um portátil para o seu Steam



Por que um Android – mesmo sem o celular – tem seu lugar garantido no futuro das plataformas móveis.
Talvez você não tenha notado, mas a o Shield da Nvidia se tornou uma opção muito atraente pra quem está procurando por um console portátil no momento. O PS Vita, da Sony, ainda está lutando pra emplacar um sucesso estrondoso, enquanto o 3DS tem uma biblioteca maravilhosa de jogos, mas não conta com todo o arsenal multi-uso da sua coleção no Steam.

Já o Shield parece cada dia melhor. Nele já é possível jogar alguns clássicos da nossa juventude, mas o portátil também roda via stream os games de nova geração instalados no seu PC, seja lá onde você estiver no mundo. Agora que a fabricante mais conhecida por seus processadores gráficos está cada vez mais apoiando o crescimento do mercado de stream de games de PC, e até mesmo adaptando jogos graúdos como Portal e Half-Life 2 para a nova plataforma, batemos um papo com Patrick Chen, gerente de produto e capitão desse projeto, para descobrir como o Shield pode dar certo no mercado de games atual.

Conte um pouco sobre as origens do conceito de hardware do Shield. O que levou a Nvidia a entrar nesse mercado?

Como jogadores, sentíamos falta de curtir uns games não só nos nossos quartos e salas, mas também enquanto estivéssemos fora de casa. Muitos de nós já jogávamos em smartphones e tablets, mas esses aparelhos pecam na precisão e no conforto de quando se joga no PC ou no console. Também pensamos que, se houvesse hardwares melhores, os desenvolvedores poderiam criar games portáteis mais imersivos e ricos de conteúdo. Então, construímos o Shield para que os jogadores tivessem um hardware melhor para curtir seus jogos de plataformas portáteis, além de dar a oportunidade aos desenvolvedores para fazer conteúdo AAA para sistemas móveis.

Ao mesmo tempo, desenvolvemos tecnologias de stream e Grid que conectavam aparelhos móveis a PCs e servidores na nuvem, o que faz com que o Shield também seja uma ótima maneira de jogar games do seu PC em qualquer lugar.


Mas por que vocês escolheram a plataforma Android em particular? E o que os levou a escolher o design de concha que abre e fecha?

Queríamos trabalhar com Android porque é uma plataforma aberta com uma base grande e crescente de usuários, chegando a centenas de milhões. Queríamos um produto que fosse compacto e bonito, mas que não sacrificasse a jogabilidade e a experiência do jogo. Grande parte das aparelhos móveis disponíveis no mercado, sentíamos que havia muitos cortes de ergonomia que acabavam prejudicando a forma que se joga. Com o design de concha do Shield, os jogadores podem ajustar o ângulo de visão enquanto jogam, podem proteger a tela e ainda têm todo o conforto de um controle de console.

Quantas pessoas trabalharam no projeto e por quanto tempo? Quais foram os maiores desafios do desenvolvimento?

Nunca calculamos um número exato, mas para construir um sistema integrado ao Android, cheio de tecnologias como o GameStream e o Grid, foi necessário juntar uma equipe em escala global, contando com o pessoal dos nossos escritórios nos EUA, Ásia e Europa. Algumas das tecnologias de stream foram desenvolvidas por cinco anos antes do lançamento do Shield.

Recentemente, muitos desenvolvedores estão adicionando suporte a gamepads e controles em games de Android, em resposta ao crescimento da plataforma. Você acha que finalmente estamos vendo games para mobile chegando no topo do mercado, com grandes lançamentos já saindo no futuro com suporte pra controles?

Acreditamos que sim. É só uma questão de tempo antes da maioria dos desenvolvedores perceberem o enorme valor que se agrega a um projeto se você gastar uns dias criando suporte nativo para controles. Além do Shield, cada vez mais aparelhos com Android estão chegando ao mercado com suporte pra gamepad, aumentando a base instalada de jogos com opção de controle.



Fazer com que a Valve adaptasse seu grande sucesso de PC, o Portal, foi uma grande jogada. Como começou essa relação com a Valve, e vocês acreditam que vão conseguir trazer mais coisas do catálogo da empresa pro Shield?

Sempre tivemos uma boa relação com a Valve por conta do nosso trabalho com as placas GeForce. Com o lançamento do Shield, finalmente criamos um portátil Android com o poder de processamento e um gamepad preciso o bastante pra se jogar games complexos, como Portal, em uma plataforma móvel. Então, trazer o Portal pro Shield fez bastante sentido. Claro que gostaríamos de ver mais games pra PC sendo adaptados pro Shield, mas por enquanto já estamos bastante empolgados com o lançamento de Portal.

Faz quase um ano que o modelo original foi lançado. Podemos esperar uma nova versão do Shield em breve? Ou talvez uma versão mais simplificada?

Nosso foco ainda é a geração atual do Shield. O hardware do nosso aparelho ainda está no topo do mercado, e cada atualização de software trouxe novas funções bacanas, como o Modo Console, o Grid, o Gamepad Mapper e mais recentemente o GameStream Remoto. Quando tivermos alguma novidade no lado de hardware, pode deixar que não vamos esconder do mundo.

E a plataforma de stream-em-nuvem Nvidia Grid em que vocês estão trabalhando ultimamente? Como essa ideia surgiu e como está sendo testá-la até agora? Vocês acreditam que veremos um lançamento global em breve?

A Nvidia já está bem envolvida como fornecedora para companhias de serviço em nuvem através da nossa tecnologia Grid. O hardware e software do Grid foram criados para fornecer alta densidade e baixa latência em games em nuvem.

Normalmente só nos concentramos em fornecer o kit de desenvolviment do Grid, mas queríamos ver como a plataforma é utilizada no cotidiano. O resultado foi o lançamento do sistema Grid para todos os donos de um Shield pra que possamos testar a tecnologia. O beta deve nos ajudar a testar o hardware pra que consigamos melhorar os drivers e suas funções. Não sabemos quanto tempo essa fase beta vai durar, mas estamos felizes com o resultado até agora.

Percebemos que a internet na América do Norte é capaz de suportar games em nuvem, e se você fizer direitinho, o usuário final vai ficar satisfeitos, como mostra a nota do Grid na Google Store.

A Nvidia continua lançando atualizações de sistema a todo instante. O que veremos em um update futuro?

Não faltam ideias! Mas o foco continua sendo o interesse dos nossos consumidores do Shield e das placas GeForce. Temos um diálogo bem aberto com esses jogadores através de fóruns. Também gostamos de observar todo o ecossistema de produtos da Nvidia pra ajudar a pensar em novas funções pro Shield que ninguém tenha trazido pro mercado ainda. Queremos dar as ferramentas aos jogadores pra que eles possam jogar quando, onde e como quiserem.

E por último, qual foi o game mais recente que você jogou no Shield?

No Android estou jogando o The Walking Dead, da Telltale. Pra quem não conhece, é um jogo realmente intenso e imersivo. Não há dúvidas do porquê esse jogo recebeu tantos prêmios quando foi lançado. No GameStream, estou jogando Titanfall. O game mostra novas ideias dentro de uma fórmula já conhecida de jogos de tiro, e ele é muito confortável no gamepad do Shield



0 comentários:

Postar um comentário