5 novos jogos indies que você precisa descobrir

Fique ligado nesses projetos independentes fantásticos (e um tanto desconhecidos).



Talvez você já esteja careca de ler sobre o próximo Call of Duty: Advanced Warfare, ou a quantas anda Halo 5, e sobre todos esses outros lançamentos massivos que estrearão até o fim do ano ou no começo de 2015 pra tristeza dos nossos cartões de crédito. Se esse for o seu caso, talvez esteja na hora de descansar os olhos do mercado AAA para descobrir novos projetos fantásticos financiados coletivamente pelo Kickstarter nos últimos anos – e que devem sair em breve para acabar com todo esse tédio.

Nos últimos anos, financiamento coletivo se tornou uma maneira inteligente e direta de conseguir captar capital para trazer à vida os projetos mais pessoais e honestos de algumas pequenas desenvolvedoras. Mesmo com os tropeços de estúdios inexperientes (ou apenas displicentes) que perderam centenas de milhares de dólares arrecadados através do Kickstarter em tempos mais recentes, o site e o modelo de financiamento coletivo continua sendo uma das melhores soluções para lançar um jogo sem ter que entrar na dança das grandes publishers, optando por pedir aquela grana adiantada para desenvolver um game diretamente pros fãs.

Todos esses jogos têm o potencial de brilhar muito quando finalmente forem lançados para o público, mas vale sempre lembrar que se não fosse pelos apoiadores da campanha de financiamento coletivo, nenhum desses sonhos teria virado realidade.

Superhot

Superhot© Blue Brick

Os jogos de tiro em primeira pessoa, vulgo FPSs, foram replicados à exaustão na última década, mas de vez em quando um jogo novo aparece para salvar todo o gênero da mesmice. O simples Superhot é justamente um desses projetos que eleva o conceito de jogo de tiro pro futuro. Nele você faz as vezes de um agente especial que é obrigado a abater uma série de assassinos que invadiram o escritório da sua agência, mas a sacada é que o tempo só anda no jogo se você também se mexer. Ou seja, você sempre tem que parar por alguns segundos para pensar bem qual será o próximo passo. Se essa mistureba de shooter com estratégia mexeu com a sua cabeça, sugiro experimentar o protótipo que está disponível de graça para quem quiser entender melhor como Superhot funciona.

Kingdom Come: Deliverance

Kingdom Come: Deliverance© Warhorse Studios
Temos um monte de RPGs por aí que são baseados em reinos mitológicos, mas Kingdom Come vai contra a fantasia e apresenta como cenário a Europa durante a era medieval, em um período de mudanças bruscas e muito rancor. O estúdio Warhorse tem orgulho de mostrar a falta desses elementos fantásticos no seu jogos, que é descrito pelos seus criadores como um “Dungeons SEM Dragons”.

A história é escrita por um dos designers da série Mafia, e esses visuais impressionantes só são possíveis com a tecnologia da Cryengine, mas conhecida por ser usada na franquia Crysis. Não é de se espantar que a campanha no Kickstarter captou mais de US$ 1 milhão em alguns dias.

Amplitude

Amplitude© Harmonix
Antes de fazer um sucesso estrondoso com Guitar Hero e Rock Band, a Harmonix criou um projeto muito simpático chamado de Amplitude, um jogo musical que não preciso daqueles caros instrumentos de plástico que hoje só servem para acumular pó na sala. Agora, graças ao financiamento coletivo, a Harmonix está criando uma versão novinha de Amplitude pro PlayStation 3 e 4, o que significa que uma nova geração de jogadores irá descobrir as maravilhas da mecânica musical e rítmica do game, que foi transformado em um hit cult quando estreou na década passada no PlayStation 2.

Heart Forth, Alicia

Heart Forth, Alicia© Alonso Martin
Uma das melhores coisas sobre o Kickstarter é que o site consegue chamar a atenção dos jogadores para projetos que poderiam muito bem cair no esquecimento da história dos games. Um desses jogos que, por sorte, não sumiu do mapa foi Heart Forth, Alicia. É um bom e velho Metroidvania com gráficos maravilhosos e uma mecânica que faz jus aos maiores clássicos dos jogos de ação e aventura da era 16-bit. Você controla a pequena Alicia, uma jovem feiticeira que é encarregada de livrar a sua terra natal de um espírito do mal. Originalmente planejado apenas pro PC, depois de superar vários dos seus objetivos de financiamento durante a campanha, o jogo também deve ser lançado PS4, Wii U e Vita.

Star Citizen

Star Citizen© Cloud Imperium Games
Quando falamos de grandes marcos na história do financiamento coletivo, é impossível não mencionar Star Citizen como um exemplo praticamente imbatível. Um simulador espacial focado em combate e negociações de itens, Star Citizen é dirigido pelo criador do lendário Wing Commander, e não foi nenhuma surpresa ver o projeto, originalmente planejado para captar apenas US$ 500.000, bater muito além da meta e atingir a marca de US$ 2 milhões.

A maior surpresa veio ainda depois: quando encerraram a campanha no Kickstarter, o processo de financiamento coletivo passou então para o site oficial do jogo e as pessoas continuaram a apoiá-lo comprando várias opções de pacotes com naves e itens especiais. Os jogadores se empolgaram bastante com essa pré-venda modular de elementos do game, que já acumulou quase US$ 50 milhões em um pouco mais de um ano desde quando foi anunciado. E acredite se quiser: esse número ainda pode aumentar – e muito.






0 comentários:

Postar um comentário